Dicas de Google Ads para alavancar os resultados do seu negócio

5 Dicas de Google Ads para alavancar os seus resultados

Neste post separamos algumas dúvidas sobre o Google Ads, que ouvimos com certa frequência e transformamos em 5 Dicas de Google Ads para alavancar os resultados do seu negócio.  Respondemos todas as dúvidas de um jeito simples e super fácil de entender. Boa leitura! 

O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma ferramenta criada pelo Google e é a sua principal plataforma de publicidade online. A ferramenta é responsável por 96% da receita do Google e é utilizada por anunciantes no mundo todo.

É uma ferramenta excelente para quem quer atrair mais clientes para o seu negócio online e também para o seu negócio físico/local. Estima-se que cerca de 5,5 BILHÕES de buscas são feitas no Google diariamente

E de acordo com o próprio Google:

  • 28% das buscas por um negócio/empresa local resultam em uma compra. 
  • Os pesquisadores B2B (Empresas que fazem negócios com outras empresas) realizam em média 12 buscas antes de se engajar no site de uma marca específica.
  • Pesquisas locais levam 50% dos visitantes móveis a visitarem lojas dentro de um dia. 
  • 30% das buscas móveis estão relacionadas a uma pesquisa de localização de um negócio/empresa.

Esses dados são suficientes para entendermos o poder de alcance e influência do Google Ads nas decisões de compra de consumidores do mundo todo. 

1.Vale a pena usar o Google Ads no meu negócio?

Antes de responder esta pergunta é necessário entender quais são os  objetivos e metas para o seu negócio. Se você busca mais reconhecimento para sua marca e aumentar o volume de vendas, então a resposta é sim! Vale a pena investir em Google Ads.

Indiferente do segmento do seu negócio ou da sua área de atuação, tenha certeza que alguém (seu cliente ou futuro cliente) precisa das soluções que você oferece. Sendo assim, é necessário deixar as opções à mão de quem as procura.

Com o Google Ads você aproxima o seu negócio, seja online ou físico, do seu cliente ideal. Além disso, a ferramenta te possibilita analisar dados de quem está interessado no seus produtos/serviços e esses dados são valiosíssimos.

Além de poder escolher onde anunciar, o Google Ads te possibilita escolher para quem anunciar. E mesmo que você ainda tenha dúvidas sobre quem é o seu público alvo, os relatórios e o bom uso da ferramenta irão te indicar as melhores estratégias para alcançar ótimos resultados. ????

2. Para quem devo anunciar?

Você sabe responder de forma rápida quem é o seu cliente? Não vale dizer que é quem tem dinheiro… Haha ????

Brincadeiras a parte, essa é uma etapa fundamental para garantir o sucesso da sua estratégia. É importante mencionar que apesar do uso da ferramenta Google Ads ser gratuito, você paga por cliques e visualizações. 

Por este motivo é preciso garantir que quem irá clicar e/ou visualizar os seus anúncios sejam os seus potenciais clientes, e não apenas alguns curiosos.

Faça uma breve análise dos seus clientes! Em uma planilha ou bloco de notas, reúna as informações que irão de te ajudar nesta tarefa. 

Comece se perguntando:

  • O que os meus clientes têm em comum? 
  • Qual o produto/serviço mais procurado? 
  • Qual é o meu principal diferencial?
  • Por que o meu cliente compra comigo e não com um concorrente? 
  • Qual a faixa etária dos clientes que mais compram? 

A melhor forma de conhecer o seu público é olhar para o seu negócio. Ter essas respostas em mãos vai te ajudar a direcionar as suas estratégias de vendas e também saber para quem começar a anunciar. 

Uma dica importante: Se você não tem todas as informações que julga necessário para criar as suas estratégias de marketing e promoções de vendas. Utilizar pesquisas de satisfação pode ser uma boa ideia para obter mais informações sobre os seus clientes.

3. Quando e quanto devo investir?

 

Quando investir

Não existe uma “data ideal” para investir em estratégias do Google Ads, porém, é fundamental garantir que toda a estratégia esteja alinhada para ter sucesso na sua ação de marketing e vendas.

Ao criar um anúncio você precisa direcionar o lead (potencial cliente) para realizar uma ação, seja uma visita no seu site ou um telefonema, por exemplo. Mas preste atenção nestes pontos!

Sobre o seu site

O seu site, hoje, está pronto para receber clientes? Essa pergunta vale não apenas pela questão estética, se o site está “bonito” ou não (o que também é importante), mas como está a parte técnica? 

O seu site está receptivo? Carrega os conteúdos rapidamente quando aberto no celular com internet 3G?

Com as estratégias de Google Ads tenha a certeza que você irá atrair mais olhares para o seu negócio e, seguindo aquela ideia de “a primeira impressão é a que fica” é imprescindível oferecer uma ótima primeira experiência aos seus futuros clientes quando visitarem a sua “vitrine digital” ou a “sede digital” do seu negócio, que é o seu site.

Telefonemas

Mesmo que o foco das suas estratégias não seja a conversão pelo site, é preciso se certificar que os leads (potenciais clientes) terão uma boa experiência ao ligar para o seu negócio. Por isso, certifique-se que a sua linha telefônica irá “dar conta” do volume de ligações que você pretende receber.

Assim você consegue oferecer o seu serviço/produto às pessoas mais interessadas, e ainda entregar uma ótima primeira impressão. Após alinhar a sua estratégia, você já pode estruturar o seu planejamento para os anúncios no Google Ads.  

O investimento

Essa é, com certeza, a pergunta mais frequente quando o assunto é anúncio online. Mas calma, você não precisa investir milhões de reais para ter bons resultados nos anúncios online, seja no Google Ads ou Facebook Ads.

Claro, os valores variam de acordo com cada estratégia… Se você pretende divulgar o seu produto/serviço na sua cidade ou no país inteiro, com certeza haverá uma variação no valores, mas ainda assim, não precisa ser uma quantia absurda.

Primeiro, é você que decide quanto e como irá investir e isso já te dá um direcionamento de como fazer o melhor, de acordo com o seu limite de orçamento. 

Segundo, mais importante do que investir uma grande quantia, é preciso ter cadência nos investimentos em seus anúncios. Ou seja, é melhor você investir pouco mas com frequência do que investir muito apenas uma vez por mês, por exemplo.

Importante frisar o seguinte ponto: Não existe fórmula de bolo quando o assunto é marketing. Uma estratégia de sucesso para um negócio nem sempre pode funcionar em outro, tudo varia muito, principalmente em segmentos e mercados diferentes. 

E para entender como um negócio funciona é necessário muito estudo, pesquisa e análise de dados.

Mas sim, é possível começar a anunciar no Google Ads com R$ 10,00 por dia e ter bons resultados. Mas lembre-se de alinhar os resultados obtidos com as suas expectativas. Você pode investir o mínimo possível, claro, porém essa limitação trará resultados compatíveis com o valor investido.

4. Qual o melhor formato de anúncios no Google Ads para o meu negócio/empresa?

O Google pensou em cada detalhe quando criou o Google Ads, que além de possibilitar diversos formatos de anúncios, te oferece uma ferramenta  inteligente, que quando bem utilizada faz toda a diferença nas suas estratégias.

A ferramenta entende que as pessoas são diferentes e se comportam de formas diferentes. Desde a forma como pesquisam, o que pesquisam e quais formatos de conteúdos preferem. Por esta razão disponibilizou opções diferentes de anunciar o seu negócio. Confira abaixo:

Anúncios na Rede de Pesquisa

Esses são os formatos de anúncios mais populares do Google Ads. São compostos apenas por textos, links e geralmente ficam no topo ou no rodapé das páginas de resultados. 

Se assemelham aos demais resultados orgânicos da página de resultados e são aqueles que apresentam uma tag “anúncio” junto a publicidade. É isso que o diferencia de um resultado orgânico. 

Anúncio na Rede de Display

Os anúncios de rede de display são bem diferentes dos que são exibidos na rede de pesquisa. Eles têm mais apelo visual e são feitos em formatos de banner (animado ou não) e são utilizados/visualizados em site e aplicativos parceiros do Google.

E claro, o seu anúncio não vai aparecer em qualquer site na internet. Você mesmo pode configurar na ferramenta sites que fazem sentido para os seus clientes e que estejam de acordo com o seu negócio.

Anúncios no Youtube

Sim é possível anunciar no Youtube usando o Google Ads. Esse tipo de anúncio você com certeza você já deve conhecer. Os mais comuns são aqueles que aparecem antes do vídeo começar e você precisa esperar 5 segundos para poder pular o anúncio.

Mas os anúncios do Youtube se destacam por oferecerem uma variedade de formatos. Listamos eles abaixo:

1. Anúncio em vídeo que pode ser pulado

Conforme mencionado anteriormente, esse deve ser o mais conhecido. É aquele que você pode pular (ou não) após os 5 segundos de anúncios. Uma dica legal quando for utilizar este formato é garantir que o seu anúncio conquiste quem está assistindo logo de cara. 

Para isso utilize informações super úteis ou até mesmo surpreendentes para fisgar quem está assistindo. 

 

2. Anúncio em vídeo que não pode ser pulado

 

Similar ao anúncio que pode ser pulado, este formato possui o mesmo formato e características: a não ser o fato de não poder ser pulado.

Ele tem duração máxima de 20 segundos.

3. Anúncio em banner gráfico

O anúncio em formato de banner é similar aos anúncios de rede de display. Geralmente estão ao lado do vídeo que você está assistindo ou acima das sugestões de vídeo. 

4. Anúncios em banner sobreposto

Este anúncio também é visualizados no formato de banner e aparece apenas em computadores.

 

5. Anúncios de cartões (cards) patrocinados

Este formato oferece durante alguns segundos e mostra opções de vídeos relevantes a quem está assistindo. Também podem ser acessados clicando no canto superior direito do vídeo.

Os anúncios em formato de vídeo tem altas taxas de conversão e tem se tornado tendência em muitos segmentos. Vale a pena incluir nas suas estratégias de vendas.  

Anúncios para aplicativos

Esse formato de anúncio tem foco exclusivo em divulgação para download de aplicativos. É possível utilizá-los na rede de pesquisa, Youtube, Google Play e outros sites parceiros do Google.

Anúncios para Google Shopping

Os anúncios para Google Shopping são ideais para negócios com e-commerce (lojas online). São exibidos junto aos anúncios da rede de pesquisa e basicamente exibem uma vitrine com os seus produtos nos resultados de busca. 

Uma ótima estratégia para movimentar o tráfego no seu site e consequentemente gerar mais vendas na sua loja online.

5. Como utilizar os anúncios?

Como mencionado anteriormente, antes mesmo de um anúncio ou uma campanha ser lançada, é preciso analisar todos os pontos da sua estratégia de marketing/vendas e certificar-se de há um alinhamento em todas as etapas.

Aqui na Agência Cingu temos sempre em mente que uma ótima estratégia precisa de alinhamento e uma etapa fundamental disso é conhecer os nossos clientes. Não apenas conhecer as necessidades, mas qual a melhor forma de impactá-los com nossas campanhas e conteúdos.

Com as estratégias de Google é a mesma coisa… Entender a mensagem, o formato, e como elas devem chegar até o seu cliente, são peças fundamentais no processo estratégico. 

Então algumas vezes é preciso testar, testar e testar… Não se assuste, esse é um processo natural dentro do universo de anúncios online.

Quando elaborar uma campanha de Google Ads pense em quais formatos (mencionados no tópico 4) podem ser interessantes e impactantes para quem consome o seu produto/serviço

Além disso, sempre teste públicos diferentes. É possível que hoje você tenha certeza de quem é o seu público alvo, mas já pensou em descobrir novas possibilidades de mercado para o seu negócio? Seria ótimo né… Por isso teste sempre!

Este conteúdo foi produzido pensando em você que quer alavancar os resultados do seu negócio mas ainda não tinha certeza se o Google Ads poderia te dar o impulso que você precisa. 

“O Google processa em média mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, traduzindo mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias e 1,2 trilhões de pesquisas anuais em todo o mundo” – Internet Live Stats

Espero que esse post tenha te ajudado a entender os impactos positivos que o Google Ads pode oferecer ao seu negócio, e que a partir de agora você olhe para o seu mercado com novos olhos e possa aplicar esse conhecimento para conseguir ainda mais resultados. Ótimas vendas!

 

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