Muito se fala em blog quando o assunto é marketing digital e/ou inbound marketing. Mas como um blog pode ser útil para o seu negócio? Leia este post até o final e saiba porque a sua empresa precisa de um blog e como utilizá-lo como uma poderosa ferramenta de marketing no seu negócio.
Investir em estratégias de marketing digital irá revolucionar a sua forma de fazer negócios, otimizar as suas estratégias de vendas e ampliar o potencial dos seus resultados. E para isso é preciso saber quais estratégias você deve investir mais tempo e energia.
Antes de tudo, separamos alguns dados que irão te fazer pensar com carinho sobre investir tempo e energia no blog da sua empresa.
Os profissionais de marketing B2B com blogs têm 67% mais leads. – Inside View Archived Page
As empresas que usam a estratégia de blog têm mais de 434% páginas indexadas do que as que não usam. – ContentPlus
Atualizar e republicar postagens de blog antigas pode aumentar mais de 100% do tráfego. – Backlinko
Empresas que têm blog recebem 97% mais links para o seu site do que aqueles que não têm. – HubSpot State of Inbound Marketing Lead Generation Report
Mas o que é o tal do Inbound Marketing?
Inbound Marketing é uma metodologia composta por um conjunto de estratégias de marketing digital. Um dos principais objetivos é atrair leads (oportunidades de negócio) com estratégias e ações de marketing digital.
Um exemplo disso é a utilização de conteúdos relevantes no seu blog para atrair um público específico.
Esses conteúdos devem fazer sentido para o seu negócio e estarem alinhados ao seu funil de vendas. Os conteúdos podem ter variados formatos (como textos, podcasts, ebooks) e devem estar relacionados ao estilo de vida dos seus clientes e às soluções que os seus produtos/serviços resolvem.
Ofereça conteúdos que façam sentido para quem busca as soluções que o seu negócio oferece!
O seu blog e o Google
Um blog com diversidade de conteúdos, textos bem escritos e otimização de palavras chave ajudam o Google a oferecer as melhores respostas para quem busca as soluções na internet.
O Google processa em média mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, traduzindo mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias e 1,2 trilhões de pesquisas anuais em todo o mundo – Internet Live Stats
Ou seja, ao investir em um blog você pode ser reconhecido pelo Google e ser “indicado” nas melhores posições das pesquisas como uma referência no assunto pesquisado.
É desta forma que acontecem os resultados orgânicos nas pesquisas, ou seja, o site da sua empresa pode ganhar as primeiras posições nos resultados sem precisar investir em mídia paga como o Google Ads. Demais né! 😀
De forma geral, empresas utilizam blogs para falar sobre assuntos (relevantes) relacionados à área de atuação do seu negócio, estilo de vida de seus clientes, temas relacionados aos valores e cultura da empresa e claro, sobre os seus produtos e serviços.
⠀Um blog pode/deve deve ser um dos seus principais canais de comunicação do seu negócio.
Como um blog gera valor ao seu negócio
Outro motivo para a sua empresa ter um blog é a geração de valor aos seus clientes! Ter um blog também é uma forma de mostrar autoridade em determinados assuntos de interesse da sua empresa.
Como mencionado anteriormente, é uma ótima estratégia para se tornar uma referência no segmento que o seu negócio atua e também no cenário digital. Assim você pode oferecer conteúdos relevantes, materiais informativos e muito conhecimento. Tem jeito melhor de ser reconhecido no mercado? 😀
Outro ponto que é importante mencionar é o fato de você poder usar o seu blog para atrair uma audiência qualificada ao seu negócio.
Um blog é uma ótima ferramenta de atração de oportunidades, e quanto mais relevantes os conteúdos, mais fácil fica chamar a atenção de potenciais consumidores da sua marca.
Como monetizar o seu blog
Quando o seu blog possui um alto número de acessos e visitantes, é possível cadastrá-lo no Google AdSense e vender espaços publicitários para empresas com interesse em divulgar produtos e serviços relacionados so seu negócio.
Digamos que a sua empresa é uma agência de viagens. Você poderia oferecer espaços para empresas de turismo, gastronomia, eventos culturais em diferentes destinos.
Esta é uma forma de gerar um renda extra e também agregar valor à experiência dos usuários do seu site.
Relacionamento com o seus atuais clientes
Mencionamos como um blog pode ser assertivos nas estratégias de captação de leads, mas não podemos esquecer o quão importante ele é para o relacionamento e retenção dos seus atuais clientes!
Manter o seu blog atualizado também é uma forma de levar conteúdo de valor a quem já conhece a sua marca e conquistar um espaço ainda maior na mente e coração dos seus clientes.
Um blog vai gerar novos clientes para o seu negócio
O aumento de visibilidade do seu negócio sem dúvida é uma das principais vantagens de ter um blog. Com isso é possível incluir o seu site em praticamente todas as suas estratégias de inbound marketing, seja com estratégias de conteúdo, Google Ads ou redes sociais.
Além disso, é uma ótima forma de conseguir leads/clientes mais qualificados, pois você está oferecendo exatamente o que eles buscam.
Conseguimos te convencer de que um blog pode revolucionar as estratégias de marketing e vendas do seu negócio? Comente aí no post se gostou do conteúdo ou se ficou com alguma dúvida.
E se quiser conversar mais sobre o assunto é só entrar em contato com o a nossa equipe!